8 estudos de mercado, 9 insights para ajudar você a provar o valor do RP.

Sumário

No curso “Comunicação e RP para Vendas Enteprise” que ministro na ESPM, eu navego por 8 relatórios setoriais de grandes nomes da comunicação para ajudar os alunos a enquadrar o discurso do RP para os negócios.

Eu quero que a comunicação seja menos tóxica e isso passa por compartilhar com o máximo de pessoas possível esses insights (conto com você!)

Anote aí para usar na sua próxima reunião de negócios e brilhar muito.

➡️ 78% dos compradores corporativos que criam short lists de fornecedores, incluem produtos que já conheciam antes de iniciar a pesquisa. Para compradores enterprise, esse número sobe para 86%.

➡️ 54% dos C-levels dizem que um conteúdo tipo “thought leadership” os levou a questionar se deveriam continuar trabalhando com um fornecedor atual.

➡️ Empresas são apontadas como a instituição de maior confiança, com 62% de aprovação.

➡️ O Brasil ocupa o primeiro lugar em termos de confiança na notícia entre os seis países da América Latina pesquisados. As grandes marcas de notícias permanecem as mais confiáveis em geral, juntamente com a imprensa regional e local.

➡️ Empresas que falham em praticar o que falam, serão colocadas na categoria de “vazio de propósito” e perderão clientes, seguidores e influência.

➡️ Marcas fortes têm ciclos de vendas 27% mais curtos, recebem Net Promoter Scores (NPS) muito maiores (+83 vs +23 para outras marcas), são quase 2x mais propensas a serem adotadas para outros produtos e serviços e são quase 3x mais propensas a ver um aumento nos gastos de seus clientes no futuro.

➡️ 60% dos tomadores de decisão afirmam que um bom posicionamento como thought leader os torna dispostos a pagar mais caro para trabalhar com a organização bem posicionada.

➡️ 95% dos clientes empresariais NÃO ESTÃO no mercado para comprar bens e serviços em um determinado momento. O trabalho de RP leva as empresas dos 95% para o lado dos 5%, gerando demanda

➡️ 50% dos produtores de conteúdo do tipo “Thought Leadership” dizem que a principal barreira para ser eficaz a falta de recursos.

Fontes:
– The B2B Buying Disconnect 2024 da TrustRadius
– LinkedIn B2B Thought Leadership Impact Report da Edelman
– State of Media da Cision
– How B2B brand gros do B2B Institute
– Superpowers Index da dentsu B2B
– The Future of Brand Index da FutureBrand
– Digital Media Report do Reuters Institute
– 2025 Trust Barometer Global Report da Edelman

Fique por dentro

Newsletter